Afastamentos do trabalho associados à saúde mental dobraram no último biênio
Diante de números assustadores divulgados pelo Ministério Público do Trabalho que apontam aumento de 134% dos afastamentos laborais por problemas de saúde mental, o deputado Fábio Macedo (PODE/MA) reforça a importância dos serviços de telepsicologia e telessaúde mental. O parlamentar sustenta que a intermediação de ferramentas de comunicação são fundamentais para ampliar esse atendimento em áreas mais remotas do país.
De acordo com os dados, os benefícios por incapacidade temporária associados à saúde mental mais do que dobraram no último biênio saltando de 201 mil em 2022, para 472 mil em 2024. “Depressão e ansiedade não são frescura tampouco falta de amor ou de Deus; a dificuldade de interação com outras pessoas além da falta de controle emocional podem impactar negativamente na produtividade e nos relacionamentos com outras pessoas. São doenças que precisam de tratamento médico adequado e que necessitam de maior atenção psicossocial dentro do Sistema Único de Saúde (SUS)”, enfatiza.
As principais causas de afastamentos, em geral, são os episódios depressivos (25,6%), a ansiedade (20,9%) e a depressão recorrente (12,0%). “A tecnologia permitiu superar as barreiras sanitárias na época da pandemia e agora ajuda a transpor, com a expansão da telemedicina, os limites geográficos tornando os serviços de saúde mental mais acessíveis para pessoas em áreas afastadas. A telepsicologia é, inclusive, uma opção mais discreta que deve encorajar mais pessoas a buscarem ajuda sem receios”, destaca o deputado.
Outro dado relevante divulgado na Pesquisa de Informações Básicas Municipais do IBGE, referente ao ano de 2023, aponta que apenas 46% dos municípios brasileiros possuem políticas ou programas de atendimento a pessoas com transtornos mentais. “É preciso criar mais políticas públicas que possam fortalecer toda a cadeia que envolve a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) que urge orçamento robusto para financiar hospitais psiquiátricos e ambulatórios de atendimento”, ressalta.
O parlamentar é autor do projeto de lei (PL 379/2024) que disciplina e autoriza a prestação de serviços de telepsicologia e telessaúde mental direcionada a profissionais com formação específica em áreas da saúde, como psicologia.
Como deputado estadual no Maranhão — eleito para seu primeiro mandato em 2014 e reeleito em 2018 —, Fábio Macedo foi autor das leis que criaram o Dia Estadual de Combate à Depressão e o Programa de Auxílio Psicoterápico para pessoas com Depressão.
Brasil é o país mais ansioso do mundo
Segundo dados levantados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo. São cerca 19,4 milhões de pessoas com ansiedade no país, o que representa 9,3% da população. Além disso, está em 5° lugar no ranking de depressão mundial, num total aproximado de 11,5 milhões de casos.
Ascom-DF/Dep. Fábio Macedo
Com informações: Nações Unidas /Brasil







