Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Capacitação de professores em atendimento à saúde mental poderá ser obrigatória nas escolas

pexels-yankrukov-8617988

Projeto foi aprovado na Comissão de Educação

BRASÍLIA – Escolas das redes pública e privada de educação básica e de recreação infantil deverão capacitar professores e funcionários em noções de primeiros socorros e em cuidados relativos à saúde mental e socioemocional dos integrantes da comunidade escolar. É o que prevê projeto de lei de autoria do deputado Fábio Macedo (PODE/MA), aprovado na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados nessa quarta-feira (27).

De acordo com a proposta, a quantidade de profissionais capacitados em cada estabelecimento de ensino será regulamentada considerando o corpo de professores e funcionários e o fluxo de atendimento a crianças e adolescentes com a necessidade de atenção à saúde mental no ambiente escolar. O texto determina que deverá haver pelo menos um profissional capacitado em cada turno escolar para atuar nessas situações.

Fábio Macedo destaca que no substitutivo ao projeto, o órgão competente do sistema de ensino deverá fiscalizar anualmente o cumprimento da lei nos estabelecimentos. O parlamentar reforça que o objetivo desta lei é que professores e funcionários estejam aptos a reconhecer uma crise de saúde mental para agir preventivamente. “O acolhimento inicial e sigiloso do aluno em sofrimento mental ou com transtorno mental deve ocorrer com cautela e discrição até que o suporte médico especializado, local ou remoto. O Conselho Federal de Medicina orienta, inclusive, sobre a importância da abordagem defensiva e educativa para o enfrentamento à violência escolar ocasionada por crises de doenças mentais em alunos”, destaca.

A proposição define que os cursos de primeiros socorros nas escolas públicas deverão ser ministrados por entidades municipais ou estaduais especializadas em práticas de auxílio imediato e emergencial à população. No caso dos estabelecimentos privados, a capacitação de professores e funcionários deverá ser promovida por profissionais habilitados.

 “Capacitar não é sobrecarregar, mas sim, orientar os profissionais a reconhecerem uma crise de saúde mental no ambiente escolar e evitar a discriminação e o constrangimento, comuns nas pessoas que sofrem com transtorno mental”, conclui Fábio Macedo.

O Projeto de Lei 711/2023 segue para análise da Comissão de Trabalho.

O que diz a OMS

Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, metade de todos os distúrbios mentais começa antes dos 14 anos, enquanto a maioria dos casos não é diagnosticada nem tratada. A depressão corresponde à terceira doença mais comum entre adolescentes.

Entre os fatores que contribuem para o estresse durante esse momento da vida, estão o desejo de uma maior autonomia, pressão para se conformar com pares, exploração da identidade sexual e maior acesso e uso de tecnologias.

Outros determinantes importantes para a saúde mental dos adolescentes são a qualidade de vida em casa e suas relações com seus pares. Violência (incluindo pais severos e bullying) e problemas socioeconômicos são reconhecidos riscos à saúde mental. Crianças e adolescentes são especialmente vulneráveis à violência sexual, que também tem uma associação clara com a saúde mental prejudicada.

Alguns adolescentes estão em maior risco de problemas de saúde mental devido às suas condições de vida, estigma, discriminação ou exclusão, além de falta de acesso a serviços e apoio de qualidade.

O suicídio é a terceira principal causa de morte entre adolescentes de 15 a 19 anos.

Com informações: Organização Mundial da Saúde (OMS); e Organização Pan- Americana da Saúde (OPAS).

Veja mais

Posts relacionados:

Em seu primeiro mandato, Fábio Macedo tem projeto transformado em lei e matérias prontas para pauta do plenário

Em seu primeiro mandato, Fábio Macedo tem projeto transformado em lei e matérias prontas para pauta do plenário

Sabe o que significa um projeto de lei estar pronto para pauta no plenário da Câmara dos Deputados?Quer dizer que a proposta foi aprovada pelas comissões temáticas a qual foi

Projeto determina criação de programas voltados a necessidades específicas de grupos vulneráveis

Projeto determina criação de programas voltados a necessidades específicas de grupos vulneráveis

Projeto de lei do deputado Fábio Macedo (PODE/MA), em análise na Comissão de Direitos Humanos, estabelece normas para elaboração de programas para atender às necessidades específicas de grupos vulneráveis —

O que a COP30 pode representar para o gás natural no Brasil

O que a COP30 pode representar para o gás natural no Brasil

Maranhão é um dos estados que revendem Gás Natural Veicular (GNV) nos postos de combustíveis Encontrar soluções que integrem desenvolvimento socioeconômico e preservação do meio ambiente tem sido uma das

Aprovado projeto de Fábio Macedo que prevê ações de combate ao assédio moral no ambiente esportivo

Aprovado projeto de Fábio Macedo que prevê ações de combate ao assédio moral no ambiente esportivo

Proposta segue para Comissão de Constituição e Justiça A Comissão de Esporte aprovou nesta quarta-feira (8), projeto de lei de autoria do deputado Fábio Macedo (PODE/MA), que institui mecanismos de

Plenário pode votar projeto que cria Programa de Segurança nas Escolas

Plenário pode votar projeto que cria Programa de Segurança nas Escolas

Está pronto para pauta no plenário, projeto de lei do deputado Fábio Macedo (PODE/MA) que institui o Programa de Segurança nas Escolas. A proposta define, entre outras diretrizes, o padrão