Impulsionar as tecnologias digitais e práticas de dados abertos no setor público e na iniciativa privada, instrumentos poderosos para aprimorar a eficiência governamental. Esse é o objetivo da Frente Parlamentar Mista de Dados Abertos e Governo Digital (FP Dados e GovTech), que tem o deputado Fábio Macedo (PODE/MA) como um dos autores.
O parlamentar destaca a importância de garantir que a transição para o governo digital e os dados abertos seja inclusiva e orientada pelas necessidades da sociedade. “Dados abertos são informações disponibilizadas de forma transparente e essa prática promove não apenas a transparência e a participação cidadã, mas também fomenta a economia e o empreendedorismo. A transformação digital no governo tem o potencial de revolucionar a forma como os serviços públicos são entregues, tornando-os mais acessíveis, rápidos e eficientes”.
De acordo com o deputado, a FP Dados e GovTech buscará a reforma da estrutura regulatória e a criação de políticas públicas para promover a adoção de práticas de dados abertos e acelerar a transformação digital do governo. Isso incluirá políticas para promover a padronização, a capacitação para o manuseio dos dados e a facilidade de acesso. “Impulsionar medidas que reduzam tempo e gasto dos empreendedores com a burocracia governamental à medida que novos serviços e soluções digitais são desenvolvidos, provocará a geração de empregos, ressalta.
Foto: internet







